News AND Events

Melhorando o desempenho das plantas com boratos refinados

:: Friday, September 30, 2016 :: Posted By Fabiano Silvestrin

Quando se trata de suas lavouras, os agricultores estão continuamente avaliando maneiras de aumentar produtividade e qualidade. A adição de boro ao solo é muitas vezes a resposta.

O boro é um dos sete micronutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento da planta. Embora esteja presente no solo em diferentes níveis, a deficiência é um dos maiores fatores para que as culturas agrícolas não atingem o seu potencial máximo produtivo. Vários produtos no mercado prometem aumentar os níveis de boro no solo, mas as pesquisas realizadas pela U.S. Borax tem encontrado os melhores resultados para os boratos de sódio refinados.

A U.S. Borax é a fornecedora líder mundial de boratos refinados para o setor agrícola. A U.S Borax tem estado na vanguarda da investigação de culturas agrícolas desde 1940 e lidera o número de pesquisas relacionadas a boro em agricultura a nível global.

Nos últimos 15 anos, a U.S Borax testou o desempenho do Granubor® 2 a nível global em diversas culturas agrícolas, obtendo ótimos resultados.

Granubor 2 é um produto puro, 100% solúvel em água (borato de sódio refinado), tendo registro OMRI (for organic use), com autorização para uso em agricultura orgânica nos EUA, Canadá, União Européia e produzido, pela U.S Borax em Boron, CA - USA.

"Granubor®2 é um produto natural, derivado unicamente de tetraborato de sódio - é granulado, mas não é produzido com qualquer tipo de enchimento ou ingredientes adicionados", explicou Damien Slowik, especialista em desenvolvimento técnico." Granubor 2 foi projetado para proporcionar boro as plantas ao longo de 20 semanas, de forma gradual e atendendo a demanda nutricional das principais culturas agrícolas."

A US Borax realizou estudos de campo na cultura do café, no município de Espírito Santo do Pinhal, SP - Brasil, durante os anos 2013/2014 e 2014/2015, estações de crescimento.

Nestes ensaios, o Granubor 2 foi comparado a ulexita granulada e a outras fontes boratadas, todos submetidos a uma mesma dosagem de boro (1,5 Kg/ha). Os estudos de campo demonstraram que o Granubor 2 foi a única fonte de B que obteve resultados estatísticos significativos, quando comparado à testemunha, obtendo também desempenho MUITO SUPERIOR as outras fontes boratadas testadas, o que refletiu em SUPERIORIDADE PRODUTIVIDA quando comparado a todas as outras fontes de B testadas e também melhor QUALIDADE DE GRÃOS quando comparado à ulexita. O estudo foi realizado em parceria com a Adubai (www.adubai.com.br).

Ao contrário do Granubor 2, as ulexitas granuladas, são boratos não refinados (tipicamente boratos sódio-cálcio), que são na sua maioria não transformados, contendo impurezas e baixa solubilidade em água, o que torna difícil de saber exatamente o quanto de boro está sendo liberado ao solo e quando.

Segundo o PhD Mark Manning (Diretor de Desenvolvimento Agrícola na U.S. Borax), é importante que o agricultor use uma fonte de boro de liberação estável, lenta e constante, atendendo a demanda nutricional das plantas, que é o caso do Granubor 2.

U.S. Borax, part of Rio Tinto, is a global leader in the supply and science of borates—naturally-occurring minerals containing boron and other elements. We are 1,000 people serving 500 customers with more than 1,700 delivery locations globally. We supply 30% of the world’s need for refined borates from our world-class mine in Boron, California, about 100 miles east of Los Angeles.  Learn more about Rio Tinto

Copyright © 2018 Rio Tinto. All Rights Reserved.